Little Things Make the Difference

A blog about an ALS patient and her experience from the onset of the disease to her everyday life in an ICU.

Friday, November 03, 2006


Olá a todos! Chamo-me Josélia Sequeira, sou portuguesa e tenho Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Eu, e os enfermeiros da Unidade de Cuidados Intensivos onde resido, criamos este blog com o intuito de partilhar a minha vivência e sensibilizá-los quanto à ELA. Tendo em conta que esta será a primeira entrada do blog “Little Things Make the Difference”, pensei que seria importante explicar no que consiste a ELA.

A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa progressiva que afecta as células nervosas no cérebro e medula espinhal. Os neurónios motores vão desde o cérebro até à medula espinhal, e da medula espinhal aos vários músculos. A degeneração progressiva dos neurónios motores tem como consequência a morte dos mesmos. Quando neurónios motores morrem, o cérebro perde a capacidade que tem para iniciar e controlar o movimento muscular. Com a diminuição progressiva da capacidade dos músculos voluntários, os doentes na fase tardia da doença podem ficar totalmente paralisados. Porém, na maioria dos casos, não há perda das capacidades mentais.

Amiotrófica é de origem grega. “A” significa não ou negativo. “Mio” refere ao músculo, e “Trófico” significa sem sustento, ou seja “músculo sem sustento”. Quando um músculo não tem sustento ele atrofia, ou seja gasta-se. “Lateral” identifica as partes na medula espinhal onde se encontra células nervosas que controlam os músculos. Durante a degeneração ocorre a cicatrização ou seja a “esclerose” desta área. Muitos confundem a Esclerose Lateral Amiotrófica com a Esclerose Múltipla, porém são diferentes.

39 Comments:

  • At November 19, 2006 9:47 PM, Anonymous Anonymous said…

    Isto foi escrito há alguns anos...Porque sinto que em cada caminho há flores a colher, e as pequenas coisas nem sempre são visíveis e compreendidas no imediato. Há um desabrochar necessário que torna o que se vive repleto de doçura, e isso faz a diferença.

    "Vida"
    Ergo o meu olhar do chão
    para contemplar a magia
    que resplandesse em ti.
    Sem querer, ensinas-me a viver.
    Está frio lá fora...
    No afagar das tuas mãos quentes,
    que acolhem os meus segredos
    encontro os truques que fazes...
    E sorrio, no teu sorriso enorme
    repleto de vida.
    O tempo pára! Escuto a tua
    sabedoria do cuidar,
    e ao cuidar de ti, sem querer,
    cuidas de mim...
    Aprendo a sorrir e a viver.
    E se noutro lugar da sala
    a viola tocar uma nota
    que seja diferente de viver,
    é na busca incessante do teu olhar
    e do teu sorriso que,
    acredito que é possivel.
    Conhecer-te é um desafio,
    não se aprende, sente-se...
    Fecho os olhos, o mar...
    Sem o ver, ouço-o, consigo saboreá-lo, cheirá-lo e senti-lo.
    Assim és tu!

    S. 1.11.2002

     
  • At November 20, 2006 2:46 PM, Blogger Maria Romeiras said…

    Olá, Josélia. Fico tão contente em ter notícias suas por aqui. Já não contactávamos há algum tempo. Também sou blogger, fico à espera de visitas! Um grande abraço pela iniciativa. Espero que esteja tudo a correr bem e que a informática esteja a ser uma solução eficaz de apoio à comunicação.

     
  • At November 21, 2006 1:09 AM, Blogger Verena Sánchez Doering said…

    Un abrazo desde Chile muy grande
    besitos


    besos y sueños

     
  • At November 21, 2006 2:19 AM, Blogger 13 said…

    Parabéns pela sua força e pela sua coragem!

     
  • At November 21, 2006 7:54 PM, Anonymous Anonymous said…

    olá Zélinha
    Há anos que não nos contactamos mas apesar disso não me esqueci de ti, vou sabendo noticias. Hoje em conversa com o Engº Francisco Colaço, nosso parente, soube deste blog, e embora eu não seja muito adepta destas coisas, resolvi dar um olá, dizer que me lembro dos tempos em que moramos na mesma rua, do teu cãozinho (Tico?), preto e pequeno, das brincadeiras com a Bita e a Carmen, de te chamarmos "Licas". É bom recordar, foram bons momentos que ficam para sempre connosco, que guardo com muito carinho.Um beijo grande e até breve. Zélia

     
  • At November 22, 2006 4:04 PM, Blogger Grilinha said…

    Josélia.

    Gostei muito de te conhecer e voltarei. Visita-me tb se der. Um grande beijinho.

     
  • At November 22, 2006 9:48 PM, Anonymous Anonymous said…

    FORÇA E QUE CONTINUE SMPRE COM ESSE SORRISO... Em relação ao Hospital PARABÉNS por essa iniciativa.

     
  • At November 26, 2006 2:52 PM, Anonymous Anonymous said…

    Querida Josélia,

    Boa tarde!

    Soube do seu Blog por intermédio do amigo Francisco Godinho.

    Estou feliz por ler suas palavras e ver tão belo sorriso estampado em seu rosto!!

    Quero manter contato e saber se você me autoriza a fazer um link do seu Blog no meu site.

    Grande beijo, um forte abraço e um final de domingo de alegria.
    Com carinho,
    Vania
    São Paulo - Brasil

     
  • At December 02, 2006 2:10 AM, Anonymous Anonymous said…

    Olá Joselita

    Como estou contente por poder dizer-lhe quanto gosto de si, quanta saudade, quanto tempo
    passado sem saber onde estava. O destino prega-nos partidas como esta, pôs nas nossas vidas uma ponte, um caminho...para nos encontrarmos (O Francisco), agora podemos quando quiser falar de coisas tão bonitas e tão boas como a Grande Amizade que nos uniu no tempo em que trabalhámos juntas. Já adivinhou quem sou? Vá lá vou dar-lhe uma ajudinha... Glorinha dos carros, no Hotel...
    Espero notícias suas, força Joselita, e obrigada pelo exemplo de Coragem e Esperança. Até sempre.

     
  • At December 02, 2006 5:59 PM, Anonymous Anonymous said…

    D.ª Josélia

    Sei de pessoas que queriam colocar aqui algumas mensagens para si mas que por questões técnicas ou de conhecimentos não conseguiram. Seria útil informá-las que também o poderão fazer por email.

    Um abraço
    Francisco Godinho

     
  • At December 10, 2006 3:43 PM, Anonymous Anonymous said…

    Cara Josélia,

    Gostei muito de ver o seu blog que considero ser um exemplo de vida para todos, particularmente para aqueles que são confrontados com situações semelhantes.

    Dou-lhe os parabéns pela coragem em partilhar a sua história com muitos outros doentes de ELA, porque pode ser um estímulo adicional para essas pessoas.

    O blog é também importante por ser um veículo de informação sobre esta doença.

    Com toda a força do mundo um beijo do Tiago para quem conquistou desde já a minha admiração.

     
  • At December 10, 2006 3:50 PM, Anonymous Anonymous said…

    Olá Josélia!
    Partilho a opinião do Tiago sobre o exemplo que representa este blog quer para os que sofrem de doenças semelhantes, quer para todos os que podem por este meio conhecer o que elas representam.

    Dou os parabéns também à equipa que a acompanha e gostaria de saber se a Josélia pode por si própria escrever ou se o faz através dessa mesma equipa.

    Tomei conhecimento deste blog através de uma amiga, a Margarida, que também a estará a acompanhar como médica e, por isso, sei que está em boas mãos!

    Um grande beijinho da Telma

    29 anos, Lisboa

     
  • At December 12, 2006 3:18 PM, Anonymous Anonymous said…

    Olá Josélia,
    Gostei muito de conhecer seu blog, e espero que o computador venha a ser uma ferramenta muito importante para si.
    Trabalho com o Engº Francisco Godinho e admiro muito sua força.
    Aos enfermeiros e médicos parabéns por este blog.
    Abraços,

     
  • At December 16, 2006 8:43 PM, Anonymous Anonymous said…

    Olá a tod@s.

    Chamo-me André e sou o filho da Josélia. Vou tentar responder a algumas questões que foram sendo colocadas aqui.

    1) A Josélia não administra o blogue por ela própria. Pelo menos por enquanto, porque todos desejamos que a curto prazo ela o possa fazer. Mas para já esta tarefa ultrapassa-a, por várias razões;

    2) A questão mais importante é o interface com o computador. O Engº Godinho (CERTIC-UTAD), que aproveito para enviar um abraço, cedeu gentilmente um computador portátil e um IntegraMouse, um dispositivo com um braço articulado que permite ao utilizador movimentar o cursor do rato com leves movimentos dos lábios. Mas estando a Josélia internada numa Unidade de Cuidados Intensivos, depara-se com limitações óbvias de espaço. Além disso, a natureza da unidade não aconselha a montagem de um grande aparato tecnológico em seu redor, para além do que lhe assegura o suporte de vida;

    3) Também é importante referir que a Josélia ainda não possui cultura informática suficiente para gerir o blogue. Lembro que ela está afastada do mundo do trabalho há 15 anos, antes da introdução massiva dos computadores. Tenho tentado mostrar-lhe o básico do Windows (aceder a pastas e ficheiros, criar, salvar e copiar documentos, etc.), mas há ainda algum caminho a percorrer.

    4) Assim, a Josélia apenas acede ocasionalmente ao computador para consultar o e-mail e ler os comentários colocados no blogue. O interface tem sido sempre assegurado por uma terceira pessoa, visto o IntegraMouse ser de difícil montagem, afinação e desmontagem;

    5) Está prevista para Janeiro uma mudança de instalações para uma Unidade de Cuidados Continuados dentro do hospital. Com outras condições (mais espaço, possibilidade de deixar o IntegraMouse montado, acesso à internet, horário de visita alargado), todos esperamos que o interesse da Josélia por estas coisas das novas tecnologias possa florescer. E que ela possa, a breve trecho, comunicar mais facilmente com todos vocês.

    Ps: Deixo o endereço electrónico da Josélia e também o meu, caso queriam colocar questões. É natural que haja algum atraso nas respostas da Josélia.

    < joselia.sequeira@gmail.com >

    < andre.amaro.cs@gmail.com >

     
  • At December 20, 2006 8:24 PM, Blogger Maria Romeiras said…

    Josélia e André, mais uma vez parabéns pela comunicação que por aqui se estabelece, com muito amor e esforço. Passei para desejar Boas Festas, deixar um abraço cheio de amizade.

     
  • At December 24, 2006 10:29 PM, Anonymous Anonymous said…

    De: Tétinha

    Acabei de consultar o blogue e prometo que o farei mais vezes.
    Espero assim que o nosso diálogo se retome mais assíduamente e que o Novo Ano seja mais esperançoso.
    Beijinhos

     
  • At December 28, 2006 3:50 PM, Anonymous Anonymous said…

    Sou médico na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do H. Curry Cabral e, desde Dezembro de 2001, em conjunto com outros colegas, enfermeiros, fisioterapêutas e auxiliares de acção médica, que venho "convivendo" com a Josélia, ao longo do seu internamento nesta UCI, que tem sido a sua "casa" ao longo destes 5 anos.

    Durante este já considerável período, habituei-me a vê-la diariamente, invariavelmente animada e bem-disposta, sempre com um sorriso aberto a espelhar o rosto...

    Sempre que a vida me trás contrariedades(e frequentemente a vida nos trás contrariedades), é à Josélia que vou buscar muito do ânimo necessário para as ultrapassar, pois a sua alegria de viver, e as pequenas coisas que são suficientes para a fazer feliz, apesar da doença que a limita fortemente, são um exemplo a seguir, sobretudo nos tais momentos maus em que pensamos que tudo nos cai em cima...

    A Josélia é já, portanto, muito mais que uma doente internada na UCI com uma doença neurodegenerativa, ela é um exemplo de dignidade, alegria de viver e amizade, que pessoalmente, devo declarar, tenho muita honra de ter conhecido.

     
  • At December 31, 2006 11:54 AM, Blogger Maria Romeiras said…

    Josélia e André, um grande abraço, um ano de 2007 com muito amor!

     
  • At January 02, 2007 5:34 PM, Anonymous Anonymous said…

    Ola Josélia,

    Parabens pela sua força de vontade so mesmo assim é que se luta com a ELA.
    Lido de muito perto com a doença, pois foi detectada a minha mae a cerca de um ano.
    O que a faz viver tambem é essa vontade de lutar e agarar-se a vida.
    Muita força e muita coragem,
    Até sempre
    Natália

     
  • At January 05, 2007 2:46 PM, Anonymous Anonymous said…

    Olá Joselita, passei para lhe deixar um beijão, desejando que essa força e esperança continuem sempre presentes no seu dia a dia.
    Um bem haja a toda a equipe que tão bem trata de si. Voltarei sempre.
    Continuarei, embora com alguns anos mais a ser a Glorinha. Beijinhos para si e André.

     
  • At January 23, 2007 12:48 PM, Anonymous Anonymous said…

    ola a todos?

    tive uma tia que teve essa doença e muito triste ver uma pessoa saudavel e de repente parar completamente com sua vida deixando de andar, falar,ate mesmo de comer.injeria apenas sopa e mesmo assim engasgava ficou mais ou menos uns 05 anos ate vir a obito.

    abraços

    cesar - nova fatima-pr

     
  • At January 23, 2007 12:53 PM, Anonymous Anonymous said…

    ola joselia?
    Parabens pela sua força de vontade e lutar contra essa terrivel doença
    parabens vc e uma guerreira q deus abençoa vc e te da forças para combater essa doença

    abraços
    fernando meu imail para correspondencia e fcpcesinha@hotmail.com

     
  • At January 27, 2007 12:49 PM, Anonymous Anonymous said…

    Meu nome é Ivo e não cria deixar aqui o meu apreço por si pois À quase 4 anos que o meu pai sofre de ELA . Um grande beijinho muita fé e esperança

     
  • At January 27, 2007 12:52 PM, Anonymous Anonymous said…

    Ivo Alves
    Desculpe pela nota anteiror que saiu errada. Quero dizer que quero deixar aqui o meu apreço por si pela forma que toda a gente fala de si. Tem de ser de certeza uma pessoa excepcional.

    Um grande beijo de esperança

     
  • At January 27, 2007 8:07 PM, Anonymous Anonymous said…

    Olá jose!
    só hoje fui ver o seu blog, gostei do que li, queria que soubesse que tenho uma admiração muito grande por si, pela forma de encarar cada dia, por esse seu sorriso lindo e ternurento que tanto admiro. Estar perto de si é um privilégio e poder partilhar dos seus dias. De alguma forma acho que me ajudou a ser uma pessoa melhor, mais generosa. Afinal para que vivemos nós, se não para tornar a vida menos difícil uns aos outros? Beijinhos .Celeste

     
  • At February 05, 2007 6:44 PM, Anonymous Anonymous said…

    Olá, Joselita, há uns tempos que não passava por aqui, como lhe tinha prometido. Cá estou eu para lhe mandar um beijinho, e continuo em crer que está aí com toda a força, como sempre a conheci.
    Estou a vê-la a passar junto à minha secretária e com a sua mãosinha marota a dar uns piparotes ... no telefone quando passava para os telefones... para a Ana das revistas e não só...

    Um beijinho e até sempre.

    Glórinha

    gbiscaya@yahoo.com.br

     
  • At February 13, 2007 6:33 PM, Anonymous Anonymous said…

    parabéns pelo seu sorriso e por este blog, força. em abril de 2005 a minha mãe começou a ter dificuldade em articular a fala consultei a neurologista que lhe apontou como causa ELA acontece que a electromiografia a que foi submetida deu negativo, a fala continuáva cada fez mais difícil de perceber voltou a fazer exames voltaram a dar negativos, não tinha fraqueza muscular e era perfeitamente autónoma a neurologista estava sem saber o que mais fazer mas cnvicta de que a minha mãe tinha a doença , continuava a ser acompanhada pelo médico de família que de 6 em 6 meses a mandava fazer exames ,em julho de 2006 descobre-se uma massa retopancriática fazem-se 2 biópsias e em Outubro sabe-se que tem um Linfoma , vamos para o IPO de Lisboa fez imensos exames e é de novo vista pela neurologia os médicos não acreditam que a disartria seja provocada pelo linfoma faz nova electromiografia e desta vez o exame dá positivo para além do linfoma a minha mãe está com ELA.Fiquei destroçada tive de recorrer á psiquiatria e estou com uma depressão , neste momento a minha mãe ainda é autónoma mas emagreceu imenso tem menos força e comunica por escrito sou filha única perdi o pai aos 18 anos , sou casada e tenho 2 filhos universitários com 18 e 23 anos que adoram a avó, a neurologista dá-lhe pouco tempo de vida , apesar dela ainda fazer a sua vida dentro da normalidade e estar a fazer quimioterapia, a minha mãe é uma mulher cheia de garra e quer andar e fazer tudo sózinha, acha que se mexer mais tarde paralizará ,controla as emoções melhor que eu e está resignada. O meu drama neste momento é não saber o que fazer quando ela estiver paralisada não sei se vou poder comunicar com ela ou se vou ter de ser eu a decidir se a quero entubar para alimentá-la e dar-lhe oxigénio , de forma a prolongar mais sofrimento. Pelo que li na net a hora da morte é tranquila mas até lá há muito sofrimento.Eu não percebo muito de computadores fui ao google e achei este site talvez este site também possa servir de meio de comunicação para mim. A todos obrigado aos que sofrem a doença e seus familiares muita coragem.

     
  • At March 14, 2007 6:09 PM, Anonymous Anonymous said…

    Hoje tomei conhecimento com esta ELA., e não gostei.
    A outra ELA /Josélia) sendo vitíma da primeira,apesar do sofrimento, está de Parabéns, pelo incentivo e exemplo que dá a todos nós
    Faz-nos melhores pessoas. Um beijo. obrigada.

     
  • At March 17, 2007 4:09 PM, Anonymous Anonymous said…

    Olá Miguel!!!
    Parabéns, Espero que passes um bom dia hoje.
    São os votos sinceros desta tua prima que te adora e jamais te esquecerá.
    Um beijinho especial dos teus primos Rosa, Armindo e Fábio.

     
  • At April 16, 2007 5:32 PM, Anonymous Anonymous said…

    Cara Josélia,

    Fiquei muito satisfeito de saber do seu blog, pois agora podemos comunicar.

    Eu estou bem e o resto da família também. Se visse o meu filho Gonçalo já não o reconhecia.

    Não tem nada a ver com o bebé de quando eu estava no Hotel Quinta do Lago. Fez 11 anos em Novembro último e já tem 1,64 e calça sapatilhas 43/44. Já tem o pé do meu tamanho. O pediatra dizia que ele deve chegar próximo ou mesmo aos 2 metros de altura.

    Já o mais novo, o Duarte (tem 9 anos agora), tem crescido a um ritmo mais lento, mais é bem possível que dê algum salto em termos de crescimento durante a juventude.

    E a minha mulher também vai bem, se bem que agora viva um momento de indefinição profissional, pois a região de turismo do Algarve vai acabar mas ainda não existe o novo modelo de região de turismo e será a nova direcção da futura região a definir os estatutos da mesma. Muitas perguntas, nenhumas respostas. Há dias em que vem mesmo desanimada com aquilo, pois ela é responsável por um departamento que engloba vários sectores, nomeadamente os postos de turismo, promoção interna e animação turística, com muita gente a fazer perguntas, muitos assuntos pendentes à espera de definição, mas vai ter que aguentar até tudo estar clarificado.

    Eu cá vou como director comercial do monte da quinta club, desde Setembro de 2002. Já temos o aldeamento com as moradias e as vivendas a funcionar mas ainda falta o aparthotel, que deve abrir no final de 2007.

    Não tinha experiência em trabalhar com este tipo de self-catering mas tem sido (é) muito interessante. E no aparthotel iremos ter a operação hoteleira tradicional com o time-sharing e ainda salas para reuniões para grupos. Mais uma experiência nova.

    Mas a maior experiência tem sido a adaptação à nova realidade do turismo.

    Já não é como a Josélia conheceu, pois agora há uma nova realidade.

    Tudo começou com a Internet. Surgiram os primeiros tour operadores que ofereciam todo o seu produto na net, sem nunca imprimirem uma única brochura. Estes tour operadores são normalmente especialistas num determinado produto ou destino e começaram a roubar clientes aos grandes tour operadores.

    A seguir veio o segundo grande impulso para a liberalização do turismo. Falo em liberalização, pois antes do uso da Internet assistimos a um período em que poucos grandes tour operadores compravam tudo o que mexia, tanto nos seus países com na Europa em geral e até começaram a expandir fora da Europa.

    Esse impulso foi o aparecimento das companhias áreas de low-cost. Estas vendem normalmente ao cliente que vai voar, sem intermediários, com confirmações on-line e sem emissão de bilhetes. Mas mais importante, sem qualquer dependência de qualquer grande tour operador.

    E silenciosamente foi feita uma revolução no turismo europeu.

    Quem sofreu com isto foram os agentes de incoming, pois muitos clientes passaram a reservar directamente, sem intermediários.

    Já os tour operadores puderam reagir a esta nova realidade, pois criaram tour operadores especificamente para a net e transformaram parte da frota de aviões charter, que passaram a ter menos passageiros, em companhias de low-cost.

    Mas as alterações não ficam por aqui, pois foi acordado um regime de open sky entre a Europa e os estados unidos. Eu não sabia, mas 60% de todos os voos de long haul são entre a Europa e os estados unidos e ainda eram monopólio das companhias de bandeira. Parece que estas deram muito luta mas perderam a batalha a favor da liberalização e a RyanAir já anunciou que a partir de Junho vai voar para os estados unidos, a preços bem mais baixos que os actuais.

    Ou seja, o turista entendido como consumidor é que está a beneficiar de todas estas alterações.

    O alojamento em geral também não tem motivos de queixa, pois quantas mais pessoas viajarem, mais ocupação de camas existe.

    Pensava escrever-lhe algumas palavras mas já me estiquei um pouco.

    Até um dia destes.

    Beijos,

    João Máximo

     
  • At May 24, 2007 1:08 AM, Blogger Unknown said…

    Viva a todos Viva Josélia.
    O tempo voa, o anos passam, Josélia
    Sr. Planta diz-lhe algo???
    Lembro-me como se fosse hoje: "Filipinho ajuda-me aqui a cortar este camarão, não tenho força na mão...."
    A chegada do primeiro grupo começava na Quarta, o nosso jantar foi no domingo anterior.
    Exemplo de força,de perseverança de luta, uma LUTADORA
    Tomei conhecimento do Blog hoje mesmo após uma conversa com o Humberto.

    UM FORTE ABRAÇO CARINHOSO

    Filipe de Campos & Humberto Bandeira(Ex TOP TOURS )

     
  • At July 12, 2007 2:58 PM, Anonymous Anonymous said…

    Olá querida Licas
    Há algum tempo que não envio mensagem, não por estar esquecida de ti, que é impossivel, mas por várias razões umas melhores outras menos boas, mas cada dia é um dia e fazemos sempre para que seja melhor que o anterior.
    Deu-me um enorme prazer a visita - embora muito breve - da Graciete, que com a sua simpatia, simplicidade e modos afectuosos me troxe recordações ternas e muito gratas. Terás sempre a minha amizade. Vive, e continua a dar-nos todos os dias uma lição. Abraços
    Zélia

     
  • At October 06, 2007 12:19 AM, Blogger Unknown said…

    Olá querida Josélia, es+ero voltar a vê-la brevemente. Se tudo correr bem 3ªf à tarde vou visitá-la de tarde.
    Não tenho tido resposta aos mail's mas espero que isso nao seja sinonimo de más notícias. Soube que a terapeuta Cirila tem estado de férias, mas na 3ªf dia 9 esperemos que ela ja esteja a trabalhar, pois é mais facil para mim poder entrar sem ser na hora da visita ;)
    Beijinhos e ate breve
    Isa Barata

     
  • At December 15, 2008 4:16 PM, Anonymous Anonymous said…

    Ola Josélia e Familia
    De novo mais umas festas, mais um novo ano que se aproxima, que mulher lutadora, firme e forte.
    Vamos continuar assim sem abrandar.
    Um grande Abraço a todos desde familia e tecnicos de saude que apoiam este grande SENHORA
    Filipe de Campos ( TOP TOURS)

     
  • At December 24, 2009 12:58 AM, Anonymous Anonymous said…

    Ola Josélia,
    Como vou começar... Eu só a Elisabeth, trablhamos juntas no Algarve. Eu nunca me esqueci de si.Foi por acaso que abrir a pagina ela vi-a reconhecia logo. nem hesitem de escrever.Um dia voçé me deu um peluche"Lagarto com 100patas" cor de rosa ainda hoje o tenho muito bem estimado.Nós divertimos muito e trabalhava muito no Hotel. Agora ja não está la ninguem da nossa altura.
    Gostaria de visitala um dia quando for a Lisboa, ok? Esperoq ue se lembre de mim, as minhas massagens.Grande bejo cheio de energia. Elisabeth

     
  • At January 01, 2010 10:45 PM, Blogger Manuel da Rosalina said…

    Olá, Josélia!

    Tive conhecimento do seu blogue e de si, pela reportagem que passou na RTP.
    Desejo que apesar das suas limitações, saiba viver cada dia, o melhor que souber e que tenha muitos projectos e felizes realizações em 2010!

    Abraço,

    João Jacinto

     
  • At April 08, 2010 1:26 AM, Anonymous Anonymous said…

    Prima, muitas beijoquitas para ti e para o André - Constancinha

     
  • At December 04, 2010 1:59 PM, Anonymous erotic lesbian sister sex stories said…

    She tells me to hang up the phone. The next day, after a surprising realization, I asked my doctor to putme on the pill.
    young sex fantasy stories
    harry potter porn stories
    young daughter sex stories
    bride spanking stories
    real xxx sex stories
    She tells me to hang up the phone. The next day, after a surprising realization, I asked my doctor to putme on the pill.

     
  • At January 28, 2011 4:28 PM, Anonymous Cristina said…

    Ola Joselia

    Ja passaram uns anitos mas todos os dias que passo pela "Manuel or Augusta Road" em Twickenham penso em si.
    Um beijinho
    Pulga

     

Post a Comment

<< Home